Cultura Pensamentos

Somos Todos Imorais

18:23pedro paulo

SOMOS TODOS IMORAIS!



Você já parou para pensar em todo esse discurso moralista que topeia a juventude atual? Como se fossem eles os culpados pelos erros alheios, e que tivessem que segurar a cruz. Isso acontece de geração em geração, a cultura de jogar a culpa no irmão mais novo só porque ele não vai apanhar!
            No mundo, sempre aconteceu isso. As pessoas eram acostumados a viverem sob constante controle social Regras bem definidas do que era ser nobre, educado e um exemplo de pessoa na alta sociedade. Só que, por trás disso tudo, da máscara social que é uma cultura enraizada desde que o mundo é mundo... Os valores eram os mesmos que vemos agora. Há um costume de culpar a geração seguinte pela perda de moral e valores, quando na verdade essa moral e valores nada mais são do que o lado ordinário da humanidade. Ordinário no sentido de ser aquilo que provoca a hipocrisia! Todos cometem, mas existe aquela coisa de utilizar do eufemismo e abdicar a verdade pela aceitação social.
            Repreendem os jovens e reprimem o pensamento, o modo de vida. Na juventude, é comum divergir da igualdade, dos padrões e de toda aquela coisa chata de seguir regras e estar submetido às ordens de alguém... É justamente isso que faz com que sejam eles os culpados, quando na verdade estão exprimindo e exalando com toda convicção possível, a verdadeira essência humana. Nessa fase acontece o processo de adaptação para a vida adulta ou, o “cortar das assas”. Obrigatoriamente você é submetido aos valores da sociedade. E isso se torna um ciclo vicioso, sem que nunca ninguém pare e diga que os valores já começaram perdidos e que toda uma cultura que passou de geração em geração é uma forma cruel de suprimir a humanidade.
            Há regras pré-definidas de como se portar, de comer, se vestir... Há padrões controversos, desnecessários e estranhos. Mas há a realidade, aquela suprimida, escondida e pecaminosa onde todos sabem, mas escondem em nome “da moral e dos bons costumes”. Qual moral e quais bons costumes? Tudo que vivemos agora, a tal da moral... Foi fundamentada em guerras, decapitações, olho por olho, lei dos mais espertos, uma usurpada aqui, uma traição ali e uma bela de uma máscara de bom moço. Então, o regresso da moral seria na verdade o progresso, a descoberta!
            O mundo não está se perdendo, uma vez que sempre houve tudo que há e, sendo assim, nessa lógica, sempre esteve perdido... O mundo está se redescobrindo, com a pouca e tímida liberdade de mostrar a cara. É curioso se dizer que, de qualquer forma, a próxima geração sempre irá inovar buscar o novo e estar andando junto com o avanço tecnológico. E isso cria uma aparência de desleixados e estagnados, que “na minha época criança brincava correndo na rua”. Há uma diferença entre descoberta, evolução da moral... Para o avanço tecnológico. Pessoa ainda é diferente de máquina, por mais que estejamos num processo de híbrido. A tal da moral não se corrompe pelo avanço na área tecnológica, isso está mais para mito. 

Somos imorais na moralidade! É um paradoxo, mas somos isso. Aconteça o que acontecer, não temos culpa... Estamos repassando os valores para nossos filhos e sempre cuspimos fogo para proteger a moral imoral. 

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato