Cultura

A Literatura Chinesa

13:20pedro paulo


A literatura chinesa surgiu há muito tempo! Quando a dinastia chou imperava, no ano de 1027 a.c. Nesta época, a base da literatura chinesa ficou conhecida por um cânon e quatro livros clássicos. A época clássica, como é chamada, foi baseada na poesia, tendo o livro Shijing como representante do poder literário que advinha dos chineses. Mas para você entender melhor, vamos fazer uma breve passagem pelo contexto de tudo.

Houve um período de guerra na China, que é conhecido como “A era dos reinos combatentes”. Onde a dinastia Chin e a dinastia Lin lutaram entre si para determinar quem imperaria a china. A batalha durou um bom tempo, até que então, uma dinastia de guerreiros conseguiu unificar o país e fundar o império que deu origem ao nome China, a dinastia Qin. O imperador da dinastia Qin era o Qin Shihuangdi, um cara de meia idade e um tanto visionário que criou um sistema de comercialização que fez com que todos usassem a mesma moeda, calendário e… Escrita. Todavia, algumas de suas políticas zangou o povo chinês e isso fez com que 460 sábios se opusessem aos mandatos do imperador. Ele ordenou que os sábios fossem mortos e queimou todos os livros deles… Foi a primeira tragédia literária datada (chinesa). Nesse mesmo período, nasce alguém que viria a ser o maior dos escritores chineses… Confúcio! Logo, ele torna-se um sábio, e no decorrer de sua vida, decide repassar seus conhecimentos. Ficou conhecido como “mestre kong”, e tornou-se conhecido em toda a china na Dinastia HAN, quando a literatura teve seu maior expoente! O estilo de vida passou a ser conhecido como confucionismo e tornou-se uma religião ao lado de outras como o budismo. Vale dizer que por esse tempo, também na dinastia Qin, Qin Shihuangdi deu início a construção da muralha da china, que tem uma extensão equivalente a América do sul!

A literatura continuou crescendo, e passou para a “Literatura medieval”, segunda fase da literatura chinesa. Nesse tempo, não houve muita mudança e o estilo de escrita ainda era a poesia. A melhor poesia chinesa foi escrita durante a dinastia Tang (617-907), da qual se conservam mais de 49.000 poemas escritos por 2.200 poetas.

Já a era moderna, ficou marcada pelo surgimento do romance em prosa, tendo Sanguozhi Yanyi (Histórias romanceadas dos reinos) e Shuihuzhuan (À beira d’água) como representante épicos do novo estilo de escrita. Depois de um tempo, houve uma revolução na literatura chinesa, influenciada pela cultura ocidental, conhecida como “Renascimento Chinês”, que prezava o uso da linguagem coloquial para atacar a sociedade. E esse estilo é praticado até hoje!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Flickr Images

Formulário de contato